A Questão da Culpa,

Karl Jaspers

A primeira, e indispensável, reflexão sobre a culpa de um povo inteiro.

O livro

Foi concebido em 1945 e veio a lume no ano seguinte – quando os terríveis crimes do regime nazista foram revelados nos julgamentos de Nuremberg. Ainda é atualíssima a reflexão de como o embate de opiniões, sem que nenhum lado quisesse realmente escutar o outro, ainda na década de 1930, ajudou a gestar a mentalidade que culminaria no nazismo. Jaspers – que foi afastado de seu posto universitário em 1937 pelo fato de ser casado com uma judia – voltou do isolamento e desempenhou, a partir do pós-guerra, o papel de consciência moral de um país que precisava se reconstruir em todos os campos. Este livro fundamental é a maior prova de sua emblemática honestidade intelectual.

Por que publicamos

A reflexão de um dos mais importante filósofos alemães sobre a desumanização do outro durante o Nazismo permanece dolorosamente atual diante dos últimos acontecimentos da política no Brasil e no mundo.

O autor

Nascido em Oldenburg, Alemanha, Karl Jaspers (1883-1969) começou sua carreira acadêmica como psiquiatra e mais tarde se converteria em um dos filósofos mais influentes do século XX em áreas como epistemologia, filosofia da religião e teoria política.

GÊNERO Não ficção
TRADUÇÃO Claudia Dornbusch
CAPA Daniel Trench
FORMATO 13,5 x 21 x 0,9 cm
PÁGINAS 120 PESO 0,189 kg
ISBN 9788593828362
ANO DE LANÇAMENTO 2018

O que estão falando sobre o livro

“Pois ele sabe (...) que as questões políticas são sérias demais para serem deixadas aos políticos.”
Hannah Arendt

“Este livro é um exemplo imponente de lucidez.”
Paul Ricœur

Full Squad