"Salves": as mensagens internas do PCC

Os textos revelam detalhes sobre o funcionamento da facção

No livro A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias comprovam a falência da segurança pública no Brasil. Os autores entrevistaram diversos integrantes do PCC e revelam as entranhas das organizações criminosas.

Os "salves", mensagens da cúpula do PCC que circulam via WhatsApp, são o meio de comunicação interna da facção. Muitas vezes com erros gramaticais e de ortografia, evidenciam o contraste da baixa educação formal dos presos com a elevada capacidade de articulação política e gestão administrativa. 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Salve Geral / Unidade

P.A.

Nos a Sintônia Geral do Estado R.R.

Saldamos a todos irmão e companheiro, um forte abraço leal e cinsero e verdadeiro. Viemos através desse parabeinizar todos irmãos e companheiros na união que está sendo desenvolvida na unidade do estado, comarca e sistema hoje e, com muito orgulho. Que a unidade do P.A.

Vim banir o crak e a base toda essa que escraviza o ser humano e o crime mudando sua personalidade, até mesmo o caráter da forma negativa, sendo assim nos da sintonia do estado de R.R.

Considerando todos os irmãos e companheiros que possa fazer jus a este salve e a partir de 10-11-2013

Seja extinta a venda e uso do crak e base em todos sistema carcerário, e comarca e a unidade da P.A. Sabemos que a luta será grande, mas com a união de todos, teremos exeto.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

Este salve vai para o Marcinho VP do CV, que se se encontra na federal de catanduvas. Deixamos um forte abraço.

E chegamos até você, para termos um entendimento da sua parte, pois você avia nos mandado umas ideias da Hora, inclusive, nos alertando dos faussos profetas que nossos irmãos estavão mastigando na federal e vocês não estavão batizando na federal para evitarem esses tipos de problema.

Mais tivemos ciência de que vocês estão sim batizando nas federais e que essas pessoas que vocês estão batizando estão voutando para seus estados de origem e chegando lá estão Batizando qualquer um, e até mesmo inimigo nosso, e ainda protegendo cara que está decretado por nós, esse tipo de situações, e essas pessoas que foram Batizada por vocês, querem brecar nosso Batismo pelo estado e isso jamais vamos permitir.

tem algumas facções nos estados, que estão querendo Bater de frente com nós, e elas dizem que fizeram uma aliança com vocês, e que o inimigo delas, queria [seria] inimigo de vocês também nós não estamos entendendo essas ideias e queríamos um esclarecimento de sua parte, pois até então vocês são nossos amigos e temos um grande respeito por vocês, e sabem que nosso objetivo é unir o crime em todo o país, onde o crime fortalece o crime na paz, justiça liberdade e união.

Essas ideias já estão no limite, pois queremos uma posição ter um entendimento da parte de vocês, Deixando claro que respeitamos suas escolha, e não vamos admitir esses fatos que vem acontecendo, estamos fazendo a nossa parte comunicando antes e agora cabe a vocês tomarem as providências.

Um forte abraço sem mais

ASS: final dos estados

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

Salve de Fortalecimento do PCC no Paraguai, através da conscientização de companheiros e outros criminosos

[Este] salve tem o propósito de conscientizar todos para a conquista da paz, justiça, liberdade e igualdade, pois todos estão em território hostil e precisam de bastante seriedade, responsabilidade e dedicação na luta contra as injustiças e opressões, que os ideais não é ser donos da fronteira ou demais regiões do país, nem mesmo o poder absoluto e sim dentro do que é certo, correto e justo conquistar e espera que o derramamento de sangue logo se acabe. 16/08/2010.


autores relacionados

Full Squad