4 MOTIVOS PARA LER INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

Para saber mais sobre o primeiro livro de Liev Tolstói

 

Liev Tolstói tinha pouco mais de vinte anos quando publicou Infância, seu primeiro livro. Os grandes painéis épicos e humanos de Guerra e paz e Anna Kariênina só apareceriam nas décadas posteriores. Ainda antes de completar trinta anos, escreveria Adolescência e Juventude, obras que complementam e expandem o seu texto de estreia. Embora nos anos de maturidade o autor tivesse rechaçado os textos devido a sua “estranha mistura de fato e ficção”, a posteridade o julgou com olhos bem mais generosos: as três novelas magistrais aqui reunidas são, além de repletas de vida, um panorama acurado e perspicaz do processo de amadurecimento – do homem e de um dos maiores escritores de todos os tempos.

 

1. Infância é o primeiro livro do autor, um mais importantes escritores de todos os tempos. Para quem já leu os seus livros mais conhecidos, é uma boa maneira de entender um pouco sobre o começo de sua vida e amadurecimento de sua escrita. Para quem ainda não leu nada do escritor, é um ótimo jeito de começar e se aventurar em seu universo.

 

2. Apesar de ser classificado como ficção, são obras com diversos elementos autobiográficos. Narrado em primeira pessoa pelo alter ego do autor, Nikolai, o livro é uma imersão na vida familiar e na nobreza de um país marcado pela desigualdade social. O autor se inspirou em muitos parentes e conhecidos, além também de narrar algumas de suas experiências pessoais.

 

3. Os três momentos retratados são muito distintos e simbólicos. Sua infância termina com a morte de sua mãe, e sua vida adulta começa após a morte de sua avó. Enquanto sua infância é cheia de lembranças de brincadeiras, a adolescência fala de suas inseguranças e narcisismos e sua juventude sobre o começo de responsabilidades e entrada na faculdade. Para entender um pouco mais das referências de Tolstói, uma lista com 50 livros fundamentais para o autor, de acordo com cinco períodos da vida, que contemplam faixas etárias da infância à velhice.

 

4. Esta edição conta com apresentação e tradução inédita feita pelo escritor Rubens Figueiredo, um dos mais requisitados tradutores do país.


autores relacionados

Full Squad