Sonhos da Periferia,

Sergio Miceli

Um retrato poderoso e multifacetado da inteligência argentina na década de 1930.

O livro

O modernismo literário brasileiro costuma ser medido em relação à Europa e aos EUA. Mas o que acontece quando olhamos para nossos vizinhos, os argentinos? É essa a pergunta que o sociólogo Sergio Miceli vem responder. A revista SUR, criada em 1931 e um dos focos da análise deste livro, foi um grande emblema da maturidade de um campo de produção cultural subsidiado por patronos da elite. O livro também aborda as trajetórias de Alfonsina Storni e Horacio Quiroga. Rechaçados pelo grupo de Borges, com o passar dos anos ganharam status de escritores singulares. Miceli mostra como os projetos bem-sucedidos de história da literatura argentina lhes concederam espaço e tratamento crítico condigno.

Por que publicamos

O modernismo argentino é tão rico quanto o brasileiro, mas segue injustamente desconhecido no Brasil. Este é um livro que contribui com brilhantismo para alterar esse cenário.

O autor

Sergio Miceli nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. É professor titular do departamento de sociologia na Universidade de São Paulo. Lecionou na Universidade de Chicago, na Escuela Nacional de Antropología y Historia, na Cidade do México, e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

trecho

Trecho do livro

O número consagrado ao Brasil, em setembro de 1942, homenageava o vizinho por conta da decisão de Vargas de abdicar da postura ambivalente e declarar guerra à Alemanha. (...) Tal empreitada editorial parece ter sido negociada junto à cúpula do Estado Novo, soando como propaganda oficiosa da ditadura brasileira. (...) O sumário reúne trechos do discurso de Vargas, artigos e poemas de uma seleta de escritores cooptados pelo Estado — Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Ribeiro Couto, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Adalgisa Nery, Vinicius de Moraes — além de quase dez páginas de ilustrações que reproduzem murai [leia mais]

GÊNERO Não ficção
CAPA Elaine Ramos
FORMATO 13,5 x 21 x 1,2 cm
PÁGINAS 184 PESO 0,273 kg
ISBN 9788593828386
ANO DE LANÇAMENTO 2018
Full Squad