Imunidade,

Eula Biss

Uma mistura de ensaio pessoal, história cultural e investigação científica.

O livro

Mãe de primeira viagem, confrontada com a fragilidade da vida, Eula Biss tornou-se obcecada com assuntos relacionados à saúde, em especial aqueles envolvendo o seu delicado recém-nascido. IMUNIDADE é o resultado dessa busca por respostas a dúvidas quase ancestrais. Uma jornada fascinante sobre alguns de nossos maiores medos. Entre outros temas, a autora passa pelas reflexões de Susan Sontag sobre a Aids, a obsessão atual pelo álcool gel e o decisivo debate sobre vacinar ou não as nossas crianças.

Por que publicamos

Será possível protegermos nossos filhos e a nós mesmos do mundo à nossa volta? Com texto esclarecedor, IMUNIDADE traz o debate sobre imunização para um novo patamar.

O autor

Eula Biss nasceu nos EUA e já ganhou o Prêmio National Book Critics Circle Award. É colaboradora de publicações como The Believer e The New York Times. Atualmente vive em Chicago, onde dá aulas na Northwestern University.

trecho

Trecho do livro

É difícil encontrar um relato histórico da varíola sem a palavra sujeira. No século XIX, a varíola era amplamente considerada uma doença da imundície, o que significa que era, em grande medida, entendida como uma doença dos pobres. De acordo com a teoria da sujeira, as doenças contagiosas eram provocadas pelo ar ruim que ficara viciado devido a excrementos ou podridão. As condições sanitárias dos pobres urbanos ameaçavam a classe média, que fechava as janelas para se proteger do ar que soprava dos cortiços. Pensava-se que a sujeira era responsável não somente pelas doenças, mas também pela imoralidade. “Impura! Impura!”, lamenta-se [leia mais]

GÊNERO Não ficção
TRADUÇÃO Pedro Maia
CAPA Pedro Inoue
FORMATO 14 x 21 x 1,4 cm
PÁGINAS 208 PESO 0,290 kg
ISBN 978-85-93828-10-2
ANO DE LANÇAMENTO 2017

O que estão falando sobre o livro

“IMUNIDADE trança metáfora e mito, ciência e sociologia, filosofia e política em uma tapeçaria rica em insights e inteligência.”
Jerome Groopman, The New York Review of Books

“Um livro elegante, inteligente e muito bonito, que ocupa um espaço entre a pesquisa e a reflexão, investigando nossas atitudes em relação à imunidade e inoculação através de uma lente pessoal e cultural.”
Los Angeles Times

Full Squad