A Revolução Russa,

Sheila Fitzpatrick

Um relato completo, compacto e capaz de dialogar com especialistas e leigos sobre um evento-chave da história moderna.

O livro

Passados cem anos, a Revolução Russa continua um acontecimento decisivo para compreender o século XX e o tempo em que vivemos. Levou à implantação do regime comunista, abriu caminho para a criação da União Soviética e, por consequência, moldou boa parte da geopolítica até os dias de hoje. Com erudição e objetividade, Sheila Fitzpatrick, uma das maiores autoridades do mundo no tema, narra a saga da revolução marxista que buscava derrubar o estado czarista e sonhava transformar a Rússia e o mundo. Incorporando dados de arquivos soviéticos antes inacessíveis, o livro trata todos os episódios como parte de um único processo de revolução e transformação social que durou vinte anos.

Por que publicamos

Cem anos depois da Revolução Russa, o livro de Sheila Fitzpatrick deixa de lado as doutrinações ideológicas e consegue destrinchar os acontecimentos desse evento-chave do século XX tanto para especialistas quanto para leigos.

O autor

Sheila Fitzpatrick nasceu na Austrália. Autora de diversos livros, ela atualmente reside nos Estados Unidos, onde é professora de História da Rússia Moderna na Universidade de Chicago.

trecho

Trecho do livro

Stalin não tinha nenhum dos atributos que os bolcheviques normalmente associavam a uma liderança extraordinária. Não era uma figura carismática, nem um hábil orador, nem um teórico marxista notável como Lênin ou Trótski. Não era um herói de guerra, um filho virtuoso da classe operária e nem mesmo alguém muito intelectualizado. Era um “borrão cinza”, nas palavras de Nikolai Sukhanov – um bom político de bastidores, um expert no funcionamento interno do partido, mas um homem sem distinção pessoal. A suposição generalizada era de que Zinoviev, e não Stalin, era o membro predominante do triunvirato do Politburo. Lênin, porém, estava num [leia mais]

GÊNERO Não ficção
TRADUÇÃO José Geraldo Couto
CAPA Bloco Gráfico
FORMATO 14 x 21 x 2 cm
PÁGINAS 320 PESO 0,420 kg
ISBN 978-85-93828-14-0
ANO DE LANÇAMENTO 2017

O que estão falando sobre o livro

“Um clássico instantâneo.”
Tribune

“Uma interpretação desafiadora que vai moldar nossas discussões por muitos anos ainda.”
Ronald Suny, University of Michigan

“A melhor opção para quem quer iniciar-se no tema com uma boa visão geral dos acontecimentos, sem desatentar dos seus significados históricos.”
VEJA

“Sheila Fitzpatrick é uma historiadora consciente das armadilhas que seu ofício reserva aos que o escolhem.”
Estadão

Full Squad