A Questão da Culpa,

Karl Jaspers

A primeira, e indispensável, reflexão sobre a culpa de um povo inteiro.

O livro

Foi concebido em 1945 e veio a lume no ano seguinte – quando os terríveis crimes do regime nazista foram revelados nos julgamentos de Nuremberg. Ainda é atualíssima a reflexão de como o embate de opiniões, sem que nenhum lado quisesse realmente escutar o outro, ainda na década de 1930, ajudou a gestar a mentalidade que culminaria no nazismo. Jaspers – que foi afastado de seu posto universitário em 1937 pelo fato de ser casado com uma judia – voltou do isolamento e desempenhou, a partir do pós-guerra, o papel de consciência moral de um país que precisava se reconstruir em todos os campos. Este livro fundamental é a maior prova de sua emblemática honestidade intelectual.

Por que publicamos

A reflexão de um dos mais importante filósofos alemães sobre a desumanização do outro durante o Nazismo permanece dolorosamente atual diante dos últimos acontecimentos da política no Brasil e no mundo.

O autor

Nascido em Oldenburg, Alemanha, Karl Jaspers (1883-1969) começou sua carreira acadêmica como psiquiatra e mais tarde se converteria em um dos filósofos mais influentes do século XX em áreas como epistemologia, filosofia da religião e teoria política.

trecho

Trecho do livro

Por isso, não fiquemos com raiva uns dos outros, mas tentemos encontrar o caminho juntos. A emoção depõe contra a verdade do falante. Não queremos bater no peito pateticamente para ofender o outro, não queremos enaltecer em autossatisfação aquilo que pretende ofender o outro. Mas não deve haver barreiras impostas por limites moderadores, nem benevolência através de omissão, nem consolo baseado em ilusão. Não há pergunta que não possa ser feita, não há obviedade cara, nem sentimento ou mentira que devam ser protegidos. Mas, principalmente, não deve ser permitido bater-se no rosto com ousadia em razão de juízos desafiadores, infundado [leia mais]

GÊNERO Não ficção
TRADUÇÃO Claudia Dornbusch
CAPA Daniel Trench
FORMATO 13,5 x 21 x 0,9 cm
PÁGINAS 120 PESO 0,189 kg
ISBN 9788593828362
ANO DE LANÇAMENTO 2018

O que estão falando sobre o livro

“Pois ele sabe (...) que as questões políticas são sérias demais para serem deixadas aos políticos.”
Hannah Arendt

“Este livro é um exemplo imponente de lucidez.”
Paul Ricœur

Full Squad