2001: Uma odisseia no espaço,

Michael Benson

A incrível história da criação do filme

O livro

Em 1964, Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke se juntaram para, nas palavras do diretor, “fazer o primeiro filme de ficção científica que não seja considerado lixo”. Quatro anos depois, 2001: Uma odisseia no espaço seria lançado. Michael Benson reconta a extraordinária história da criação do filme, de sua gênese ao lançamento em 1968. O autor entrevistou Clarke, bem como Christiane, viúva de Kubrick, e Doug Trumbull, o criador dos efeitos-especiais do filme, conseguindo captar não apenas a epopeia cinematográfica mas também a complexidade da relação de Kubrick e Clarke. O resultado é um misto de making of, ensaio e análise, um retrato profundo de um dos mais formidáveis filmes já produzidos.

Por que publicamos

Cinquenta anos após seu lançamento, 2001: Uma odisseia no espaço segue desafiando e hipnotizando os espectadores no mundo inteiro.

O autor

Michael Benson é escritor, fotógrafo e cineasta. Seu trabalho apareceu em publicações como New Yorker, New York Times, Washington Post, The Atlantic e Rolling Stone.

trecho

Trecho do livro

“Ah, Stanley, pelo amor de Deus!”, exclamou Forbes, virando-se para o diretor. “Ficção científica? Você deve estar brincando.” Kubrick observou-o calmamente. Não, não estava, respondeu. Aliás, já tinha pensado em várias ideias. Ao se convencer de que seu interlocutor estava realmente falando sério, Forbes examinou o gorro de Kubrick com desagrado. “Sabe de uma coisa, Stanley, você não pode andar por aí desse jeito”, comentou. Kubrick olhou para ele durante um bom tempo. “Você se sente… descontente com as minhas roupas?”, perguntou, incrédulo. “Você parece a minha mãe.” Quando voltou para casa, Kubrick descreveu o incidente a Christi [leia mais]

GÊNERO Não-ficção estrangeira
TRADUÇÃO Claudio Carina e Álvaro Hattnher
CAPA Rodrigo Corral
FORMATO 16 x 23
PÁGINAS 496 PESO 0,800
ISBN 978-85-93828-57-7
ANO DE LANÇAMENTO abril

O que estão falando sobre o livro

“Finalmente! A intensa, detalhada e definitiva saga da realização do melhor filme que já vi, 2001: Uma odisseia no espaço. Michael Benson fez um grande serviço para o cosmo.”
Tom Hanks

Full Squad